quarta-feira, 26 de abril de 2006

Cineclube Revezes

por Alexandre Figueirôa
Coordenador do Revezes

O cineclube Reveses foi criado em março de 1999, formado e conduzido por alunos e professores dos cursos do DCS de modo a servir como opção às atividades extra-curriculares do departamento. Ele cumpre dois papéis: o de animador cultural e o de suporte didático nas diversas áreas do ensino de Comunicação Social. As exibições e promoções são, no entanto, abertas a todos os alunos da Unicap.

Ele possui um perfil cultural, ou seja, privilegia a exibição de filmes que podem ser classificados no que se convencionou chamar de filmes de arte; realiza mostras temáticas (diretores, movimentos, etc.) e debates; promove convênio e intercâmbio com outras instituições como cineclubes, museus, cinematecas e salas de exibição com objetivos culturais. Neste sentido já promoveu com a Fundaj sessões seguidas de debates para os filmes exibidos no cinema da Fundação e na sala Lula Cardoso Ayres. Pretende ainda organizar oficinas e seminários em torno da produção audiovisual.

O cineclube tem apoio do DCS e da Unicap que lhe oferecem uma estrutura básica de funcionamento facilitando o acesso a salas, aparelhos de tevê e vídeo, projetor, computadores, etc. Isto, porém, não significa perda de autonomia. Estimulamos a participação dos alunos em todas as instâncias de modo a deixá-los livres para decidir sobre suas atividades e programação e sobre o direito de participar ou não de projetos desenvolvidos pela Universidade. Por outro lado ele não pretende ser uma instituição totalmente à parte, mas um núcleo de atividades integrado aos trabalhos desenvolvidos pelo DCS.

Dentro das atividades programadas temos aberto espaço para outras expressões audiovisuais e organizado exibições de produções de vídeo de maneira a criar um espaço de encontro de videastas e produtores institucionais e independentes. É nossa intenção ainda criar um acervo de filmes em vídeo e uma biblioteca com livros e revistas especializados na produção audiovisual (não esquecendo também trabalhos acadêmicos). Este material poderá ser obtido através de compras ou doações.

Outra proposta é o estímulo de atividades internas e externas as que permitam aos estudantes do DCS o exercício de práticas complementares a sua formação, ou seja, confecção de informativo para divulgação das atividades do cineclube com textos (reportagens, críticas de filmes) e arte-final produzidas pelos alunos; realização de mostras de vídeos de projetos experimentais e de outras produções amadoras; criação de uma página web explorando temas relacionados às atividades do cineclube; e ainda estabelecimento de um programa que abra outras perspectivas para os estudantes dos cursos do departamento com o objetivo de interessá-los a travar conhecimento de áreas afins, por exemplo, estudos sobre cinema-documentário para alunos de jornalismo, utilização do audiovisual em campanhas promocionais para alunos de Relações Públicas, Turismo, etc.

2 comentários:

Fernando de Albuquerque disse...

Só testando pra ver se dá tudo certo.

hohohoho

Anônimo disse...

vcs poderiam padronizar o nome do cineclube, ora aparecendo como revezes, ora como reveses. Perde-se, assim, a credibilidade do sistema proposto e do próprio curso. Afinal, quem gostaria de interagir com profissionais de comunicação que cometem um equívoco deste porte.